sábado, 2 de agosto de 2008

Paris-Parte III

Como sobreviver sozinha numa cidade como Paris quando apenas sabemos falar francês rudimentar???
No meu caso nem correu assim tão mal...
Depois de me mudar para a casa do meu padrinho, na qual ficaria cerca de uma semana,, e depois dos meus pais terem voltado para Portugal, fiquei praticamente sozinha para descobrir o que me circundava.
Numa bela manhã de quinta-feira decidi partir de comboio para o centro de Paris. Destino final: Museu de Orsey.
Para lá chegar tinha que andar cerca de 15 minutos a pé até a estação, comprar bilhete e depois meter-me no comboio. Em seguida tinha que sair na estação terminal, Gare de Montparnasse. Aí tinha que procurar a entrada do metro que correspondesse à linha que eu pretendia. Depois era só sair na saída mas próxima que desse acesso ao Museu. Mas depois ainda tive que andar um pouco a pé, sozinha e sem saber se estava a percorrer as ruas certas ou as erradas. Porém estava no caminho certo!!!!
Ao fim de percorrer todo o museu e ver quadros, fotografias e esculturas. Depois, de me sentir fascinada pela arte e pelos artistas e ter vontade de pegar num pincel e aprender a pintar, lá tive que ir embora.
Procurei uma entrada para o metro e lá fui eu a pensar que ia ser muito simples voltar para casa... Apanhei o metro que dava acesso a Gare de Montparnasse e saí na saída que lhe correspondia. Tentei encontrar uma saída que me levasse ao local onde se apanham os comboios mas lá não existia acesso. Tive que subir para a superfície. Depois olhei à volta e voltei a olhar e só via prédios e pessoas, pessoas e mais prédios mas a entrada da estação de comboios não estava em lado nenhum. Neste momento pensei: uuuups, tou lixada e agora??? Começei quase a entrar em pânico, estava perdida e agora não sabia como voltar para casa?
Em frente da saída do metro existia um centro comercial e decidi ir até lá, talvez assim pudesse encontrar uma solução para o meu problema...
Entrei no centro comercial e lembrei-me que talvez existisse uma indicação relativa à estação ou um mapa nos panéis. E não é que existia mesmo! Lá estava um mapa dos arredores do shopping. A estação afinal era do outro lado do centro comercial, tinha que sair e dar a volta à torre o Montparnasse e depois lá estava ela... Nem consigo explicar o alivio que senti quando entrei e vi que estava no lugar certo...
Depois só faltava uma coisa descobrir qual o comboio certo para ir para casa e comprar o bilhete. Depois de analisar as linhas e os quadros com os horários lá encontrei o comboio certo e comprei o bilhete. Procurei a linha certa e entrei no comboio. E aproveitar para desfrutar da viagem de 20 minutos que me trouxe de volta para a casa do meu padrinho...

Sem comentários: