sexta-feira, 22 de agosto de 2008

S. Bento da Porta Aberta


Hoje vou a S. Bentinho a pé. Vou caminhar cerca de 30 Km.
Lá vou eu mais um ano pra cumprir a tradição. Lá vamos nós em peregrinação, vamos andar até chegar a S. Bentinho.
Esta é uma tradição muito habitual aqui para os meus lados. As pessoas fazem a promessa de ir a S. Bento a pé e depois juntam-se num grupo e lá vão. O caminho apesar de longo, passa a ser divertido pois a companhia ajuda a esquecer o cansaço ou o percurso que ainda deve ser percorrido até chegar ao destino.

Apesar de não ter feito nenhuma promessa ao santo vou porque gosto de testar o meu corpo e gosto de realizar esta caminhada, deixa a minha mente tranquila assim como se a partir deste momento o santo me fosse proteger. Vamos lá ver se este ano chego lá...


Mas quem foi este santo, afinal?! Segundo o que pesquisei S. Bento "nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do ano 480. Filho de uma família nobre e cristã, é enviado para Roma para completar os estudos. Decepcionado com o estilo de vida da cidade, parte para o monte Subiaco, onde numa gruta, durante 3 anos, se dedica à reflexão. Seguidamente, funda a Ordem Beneditina, cujo lema está espalhado na celebre regra "Ora et Labora" - Reza e Trabalha. Após uma vida consagrada a Deus e aos outros, realizando prodígios e milagres, morre a 21 de Março de 547. Proclamado como "Padroeiro da Europa" e Patriarca dos Monges do Ocidente, atrai milhares de peregrinos a cada santuário onde é venerado.
A sua imagem caracterizada pela figura do corvo, remete-nos para um dos episódios da sua vida, o pão envenenado, que lhe foi oferecido como presente por Florêncio, seu discípulo, e que o Santo sabia estar envenenado. Por isso mandou que o corvo, que habitualmente aparecia por ali, o levasse para longe, para que ninguém o pudesse encontrar."


Milhares de peregrinos e devotos invadem ao longo de todo o Verão o recinto do Santuário de S. Bento da Porta Aberta, situado à entrada da serra do Gerês, para o pagamento das mais variadas promessas e para pedir a benção àquele que é tido como o maior santo milagreiro do Norte do País.



Sem comentários: